Apoio para a cirurgia

RETIRADO DO BLOG BARIÁTRICA

# Se o dono deste texto desejar retirá-lo daqui, por gentileza envie um comentário, 0tratando sobre o assunto, que assim eu o retirarei imediatamente.

14/04/2009

Apoio para a cirurgia

Na semana passada, conversando com um grupo preparatório para a cirurgia surgiu o tema que trago para este primeiro artigo: o apoio recebido pelo paciente para a cirurgia, ou a falta deste.

Esse é um tema delicado, que desperta muitos sentimentos nos pacientes: tristeza, desapontamento, inconformismo ou alegria, segurança, conforto. E que, por vezes, se torna um tema recorrente.

Muitas pessoas ainda são contra a cirurgia, criticam quem pretende se submeter a ela, e por vezes nossos pacientes ouvem a frase: “Você vai fazer a cirurgia? Você é louco?”

O primeiro ponto que talvez seja importante pensar é o grau de importância daquela pessoa na sua vida, o grau de conhecimento que ela tem sobre a cirurgia e a obesidade e estar consciente de suas motivações próprias para buscar esse procedimento.

Muitos dos que criticam a cirurgia provavelmente são leigos no assunto, desconhecem os malefícios da obesidade, apresentam falas preconceituosas, tanto com a cirurgia como pela própria obesidade. São os que acreditam que a pessoa só não emagrece por “falta de vontade, esforço”, que vêem a cirurgia como a opção mais fácil a seguir ou com a mera função de estética. Obesidade mórbida é uma doença que pode acarretar em outros problemas graves de saúde e ela não está vinculada simplesmente com o fato de a pessoa querer ou não fazer mudanças alimentares.

Mas para além da obesidade mórbida como doença (que dá assunto para um outro artigo), voltemos à questão do apoio.

Todos sabemos o quanto é importante receber incentivo numa decisão tomada, ouvir palavras amistosas e motivadoras, principalmente quando falamos numa cirurgia que irá trazer grandes mudanças nos hábitos, estilo de vida. No entanto, não é sempre desse modo que as coisas acontecem. E, falando das pessoas significativas (aquelas das quais receber o apoio é fundamental para o paciente), não há como desligar o fator medo. Medo do processo cirúrgico, de possíveis riscos e complicações, medo do pós-operatório, das restrições alimentares, de que não consiga dar conta das mudanças necessárias. É o momento em que essas pessoas se perguntam e, por conseguinte questionam o paciente se ele realmente precisa da cirurgia.

Trabalho muito com meus pacientes a questão do auto-apoio, de fazer a cirurgia por si, estar consciente de suas necessidades, das suas buscas e desejos, entrar em contato com seus próprios medos.

O auto-apoio é fundamental, mas considerando que somos seres em relação, também é importante ter pessoas ao redor que compreendam e respeitem esta opção, desta forma, incentivo que os pacientes dialoguem com as pessoas que consideram significativas, próximas, que eles julgam serem importantes nesse momento. Verbalizar suas necessidades, dores físicas e psíquicas trazidas pelo excesso de peso e as conseqüentes limitações aproxima o outro de si, possibilita que ele partilhe de suas sensações e sofrimento. O que precisa estar sempre em foco é que emagrecer não é simplesmente estética, mas principalmente a busca de saúde, qualidade de vida e de bem estar.

Analis Santos – Psicóloga

http://www.betaniaarte.com.br/amigas-gastroplastizadas/

FAÇA PERGUNTAS E EU RESPONDEREI, NO SITE=> http://mepergunte.com/gastroplastizadas


FICAREI FELIZ EM TER VOCÊ NO

MEU ORKUT.

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=16459617529543052571

—————————————————————————————————–

CONTATOS (abaixo) com

Amigas Gastroplasizadas

(Betânia Sousa)

*FAÇA PERGUNTAS SOBRE A GASTROPLASTIA E EU RESPONDEREI:

http://mepergunte.com/gastroplastizadas

*ORKUT:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=16459617529543052571

*Minha VIDA DIGITAL CENTRALIZADA:

http://meadiciona.com/gastroplastizadas

*WEBSITE:

http://www.betaniaarte.com.br/amigas-gastroplastizadas/

*BLOG:

http://amigasgastroplastizadas.blogspot.com/

*TWITTER:

http://twitter.com/amigasgastro

*YOUTUBE:

http://www.youtube.com/amigasgastroplastiza

* Facebook: "Amigas
Gastroplastizadas Betânia Sousa"

Anúncios
Publicado em gastroplatia, gatroplastizada, saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: