Dia 26/05 estaremos na reunião DR.LUCAS SEIXAS q será: SGAS/ Av L2 Sul – Q 613/614 – Lote 95 – Sala 208.hrs:sempre às 20:00 hrs-PRÓXIMO=IESB


A Equipe multidiciplinar do Dr. Lucas Seixas Docas Júnior oferece uma reunião toda PRIMEIRA segunda-feira do mês, com médicos cirurgiões, psicólogos e nutricionistas,com a equipe multidisciplinar: Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia (aula sobre mastigação); educação física;

E toda ÚLTIMA terça do mês o próprio Dr. Lucas explicando tudo relacionado a cirurgia bariátrica e sobreo “Tratamento Cirúrgico da Obesidade Severa”.

Endereço: SGAS – Av L2 Sul – Quadra 613/614 – Lote 95 – Sala 208.
Horário: sempre às 20:00 hrs = o local é um prédio que fica do lado esquerdo do prédio do IESB.

==================

MG: Lei impõe restrições à cirurgia bariátrica
(23/06/2008 11:32:00)

Só pode passar por procedimento quem tiver IMC acima de 35 ou 40

Brasília. O crescimento da cirurgia bariátrica no Brasil e a sua realização pelo SUS (são feitas cerca de 25 mil operações por ano) obrigaram o Ministério da Saúde a incorporar desde o ano passado normas mais rigorosas para tentar conter as mortes e complicações relacionadas ao procedimento, considerado de alto risco.
O principal objetivo da legislação, baseada na resolução 1.766, de 2005, do Conselho Federal de Medicina, é orientar os médicos a só indicarem a cirurgia como último recurso para o combate da obesidade.
Pela resolução, apenas pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 35 ou 40 podem realizar a operação, mesmo assim, quando o quadro está associado a outras doenças como diabetes ou problemas arteriais.
A lei ainda obriga os médicos a indicar a cirurgia somente para pessoas com obesidade estável há mais de cinco anos e que tenham tentado emagrecer com acompanhamento clínico por dois anos sem eficácia.
O texto ainda determina idade mínima de 18 anos e a consciência do paciente e de seus familiares sobre “riscos e mudanças de hábitos inerentes a uma cirurgia de grande porte e da necessidade de acompanhamento pós-operatório com a equipe multidisciplinar por toda a vida do paciente“.
Além de imposições ao paciente, a legislação também aborda a necessidade de uma fiscalização sobre os locais e os profissionais envolvidos com as cirurgias para redução de estômago.
O conselho determina a obrigatoriedade de uma UTI no local onde a cirurgia é realizada e o acompanhamento da operação por uma equipe multidisciplinar.
Complicações. No Brasil, não há dados oficiais do Ministério da Saúde sobre mortes e complicações relacionadas à cirurgia bariátrica. Mas, estimativas apontam para a ocorrência de problemas em 10% das operações.
O índice de óbito estaria dentro da média aceitável para outras cirurgias de alto risco, um em cada 100 casos.
Em Belo Horizonte, 506 pessoas aguardam pelo procedimento, de acordo com Jussara Xavier Lima, diretora social de relações públicas do Núcleo Mineiro de Obesidade. Segundo ela, desde abril deste ano, a média de espera pela cirurgia é de seis meses. Por outro lado, Jussara ressalta que não há mais fila para a primeira consulta para a operação.
Indicação deve ter avaliação criteriosa
A cirurgia bariátrica envolve benefícios e riscos, sendo necessária uma avaliação criteriosa para ser indicada, de acordo Galzuinda Figueredo Reis, responsável técnica pela cirurgia bariátrica da Santa Casa e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica. Os riscos de mortalidade da cirurgia são de cerca de 1%. “Os pacientes devem primeiro tentar emagrecer, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, durante pelo menos dois anos”, explica.
Quando não há resultado positivo e o paciente atende aos pré-requisitos, a cirurgia é uma alternativa, pois a obesidade também compromete a qualidade de vida. Segundo Galzuinda, dados da USP mostram que a taxa de mortalidade de quem está na fila de espera é de 3%, devido à evolução da obesidade para outras doenças relacionadas ao peso. Ela acrescenta que em nenhum caso é indicado engordar para atingir o índice exigido para o procedimento cirúrgico.

Fonte: Murilo Rocha e Marina Alves – O Tempo

http://www.betaniaarte.com.br/amigas-gastroplastizadas/

FAÇA PERGUNTAS E EU RESPONDEREI, NO SITE=> http://mepergunte.com/gastroplastizadas


FICAREI FELIZ EM TER VOCÊ NO

MEU ORKUT.

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=16459617529543052571

—————————————————————————————————–

CONTATOS (abaixo) com

Amigas Gastroplasizadas

(Betânia Sousa)

*FAÇA PERGUNTAS SOBRE A GASTROPLASTIA E EU RESPONDEREI:

http://mepergunte.com/gastroplastizadas

*ORKUT:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=16459617529543052571

*Minha VIDA DIGITAL CENTRALIZADA:

http://meadiciona.com/gastroplastizadas

*WEBSITE:

http://www.betaniaarte.com.br/amigas-gastroplastizadas/

*BLOG:

http://amigasgastroplastizadas.blogspot.com/

*TWITTER:

http://twitter.com/amigasgastro

*YOUTUBE:

http://www.youtube.com/amigasgastroplastiza

* Facebook: "Amigas
Gastroplastizadas Betânia Sousa"

Anúncios
Publicado em Uncategorized / Diversos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: