Programas de excelência NÃO garantem "cirurgias bariátricas" mais seguras

29.07.2010
Programas de excelência não garantem cirurgias bariátricas mais seguras
Pesquisa mostra que taxas de complicações graves não variam muito entre hospitais considerados centros de referência e os demaistamanho da letra
A-A+1 de 2Foto: Divulgação/Bishko
1 de 2Foto: Divulgação/UM

« Anterior
Próxima » Equipe médica realiza cirurgia bariátrica em paciente
A pesquisadora Nancy Birkmeyer, da Universidade de Michigan
Um estudo conduzido pela Universidade de Michigan aponta novos dados sobre a segurança da cirurgia bariátrica e a qualidade dos hospitais que realizam o procedimento. A técnica é indicada para pacientes que sofrem de obesidade mórbida.

A pesquisa mostra que as complicações mais sérias foram relativamente baixas (cerca de sete por cento) entre os mais de 15 mil pacientes que realizaram a cirurgia em um dos 25 hospitais licenciados para a cirurgia.

De acordo com Nancy Birkmeyer, autora do estudo e professora de cirurgia da Universidade de Michigan, os pacientes devem procurar um cirurgião capacitado para fazer o procedimento e um hospital onde já tenham sido realizadas muitas cirurgias bariátricas. “Se os hospitais são designados como Centro de Excelência bariátrica ou não, isso não é importante.”

O número de processos de perda de peso, geralmente recomendado para aqueles que tem 100 quilos ou mais a perder, subiu de 16 mil, no início de 1990, para mais de 180 mil, em 2005. O procedimento se tornou a segunda cirurgia abdominal mais comum nos Estados Unidos.

Com o aumento das taxas de cirurgia, o American College of Surgeons e a American Society of Metabolic and Bariatric Surgeons criaram centros de programas de excelência para ajudar a avaliar a qualidade dos hospitais. A pesquisa mostra que as taxas de complicações graves são de 2,7% nos hospitais designados como centro de excelência, enquanto essa taxa fica em 2% para os hospitais sem essa denominação.

“Centros de Excelência do estado não podem prever resultados melhores, a acreditação deve ser baseada em dados auto-relatados, resultados e outras variáveis de importância”, diz Birkmeyer.

De acordo com os pesquisadores, tendo em conta o mercado altamente competitivo para a cirurgia bariátrica, programas de acreditação dos centros de excelência podem estar atraindo hospitais motivados tanto pelo marketing, como pelo desejo de demonstrar e melhorar a sua qualidade. As complicações sérias foram cerca de duas vezes superior (cerca de 4,3%) para os cirurgiões menos qualificados, em hospitais de menores índices de procedimentos, em comparação com 1,9% para os cirurgiões mais capacitados, nos hospitais de Michigan. Um hospital considerado “de alto volume” é aquele que já realizou mais de 300 cirurgias bariátricas em um ano.

Os pesquisadores descobriram que, em geral, 7,3% dos pacientes apresentaram uma ou mais complicações cirúrgicas. A maioria dos problemas foram feridas e outras complicações menores. As complicações graves foram mais comuns após os procedimentos de bypass gástrico (3,6%), seguido por gastrectomia (2,2%) e banda gástrica ajustável laparoscópica (0,9 %).

“As taxas de complicação relativamente baixas em Michigan sugerem que a melhoria da qualidade de colaboração pode ser mais eficaz do que os programas COE,” explica Birkmeyer.

Fonte: Isaude.net

http://www.betaniaarte.com.br/amigas-gastroplastizadas/

FAÇA PERGUNTAS E EU RESPONDEREI, NO SITE=> http://mepergunte.com/gastroplastizadas


FICAREI FELIZ EM TER VOCÊ NO

MEU ORKUT.

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=16459617529543052571

—————————————————————————————————–

CONTATOS (abaixo) com

Amigas Gastroplasizadas®

(Betânia Sousa)

*FAÇA PERGUNTAS SOBRE A GASTROPLASTIA E EU RESPONDEREI:

http://mepergunte.com/gastroplastizadas

*ORKUT:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=16459617529543052571

*Minha VIDA DIGITAL CENTRALIZADA:

http://meadiciona.com/gastroplastizadas

*WEBSITE:

http://www.betaniaarte.com.br/amigas-gastroplastizadas/

*BLOG:

http://amigasgastroplastizadas.blogspot.com/

*TWITTER:

http://twitter.com/amigasgastro

*YOUTUBE:

http://www.youtube.com/amigasgastroplastiza

* Facebook: "Amigas
Gastroplastizadas Betânia Sousa"

Anúncios
Publicado em Uncategorized / Diversos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: