Tipos de carnes e cortes para cozidos de panela

carne de panela gostosa Tipos de carnes e cortes para cozidos de panela receitas De um modo geral quase todos os cortes podem ser cozidos, principalmente na panela de pressão. Mas alguns deles são mais indicados por serem mais fibrosos, magros ou saborosos. É o caso do Acém, o maior e mais macio pedaço da parte dianteira do boi, que pode ser utilizado em ensopados, picadinhos, assados, cozidos, carne moída, refogados, bifes de panela, carnes recheadas ou preparadas com molho. Para quem está começando agora a ‘pilotar o fogão’, listamos alguns cortes que rendem deliciosos e suculentos cozidos. Confira:

Costela: é a parte superior da caixa torácica do boi, tendo ossos maiores e mais largos. A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas. Exige um tempo de cozimento mais longo, para amaciar suas fibras. É utilizada principalmente para churrasco, mas se o corte for bem magro fica ótimo em cozidos com legumes e raízes (mandioca, madioquinha e batata). Um corte de costela conhecido pelos açougueiros como costela-janela é o mais magro e indicado para cozimento. As carnes preparadas com osso têm sempre um sabor muito especial.

Acém: também é conhecido como agulha. É um corte do ombro e pescoço do boi e possui uma boa quantidade de colágeno. Quando cozida em fogo baixo o colágeno derrete em forma de gelatina e umedece a carne. O Acém é uma carne relativamente barata, mas se não cozida corretamente pode ficar dura e gordurosa.

Músculo: esse corte é conhecido também como braço, lembra um pouco o acém, porém é mais macio e deve ser cozidos com bastante caldo para que não fique duro. É um corte magro e rico em colágeno, bastante apreciado por quem faz musculação. No açougue você vai encontrar cortes de músculo traseiro, que é mais mole, e dianteiro, que precisa de mais tempo de cozimento.

receita carne panela brocolis Tipos de carnes e cortes para cozidos de panela receitas

Fraldinha ou Vazio: também chamado de aba de filé. No corte de costela minga, a fraldinha é a ponta com carne. Conhecido como vacio (espanhol), bavette d´aloyau (francês) ou thin flank (inglês). É constituída de feixes musculares mais grossos e longos, é um corte muito saboroso que fica bom em ensopados, picados, cozidos, carne moída, carne recheada, carne desfiada (carne louca), caldos e sopa. Quando acompanhada por uma leve capa de gordura pode ser assada em churrasco ou na grelha, devendo ser cortada em tiras grossas. Da Fraldinha ainda é possível se retirar o Pacu, corte magro fibroso que cozinha com facilidade.

Paleta: contém o “peixinho”, considerado o lagarto dianteiro. Mais musculoso que o Acém, é também muito saboroso pela quantidade moderada de gordura interior da peça. Bem cozido, dá excelentes molhos, ensopados e cozidos.

Não tem nada melhor do que aquele cheirinho maravilhoso de carne cozida com batatas, não é mesmo? Esse clássico, que lembra a “casa da mamãe”, pode ganhar versões diferentes e igualmente saborosas que têm potencial para roubar a cena em um almoço com a família.

Invista na combinação de outros ingredientes, como o brócolis, a cenoura e até a couve-flor para criar cozidos coloridos e apetitosos.

Visite: novasdodia.comNovas do Dia e saiba mais

Poderá gostar também…

via Novas do Dia http://www.novasdodia.com/tipos-de-carnes-e-cortes-para-cozidos-de-panela/

Anúncios
Marcado com: ,
Publicado em Uncategorized / Diversos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: